segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Efeito Pára-quedas

Uma Lição para o gerenciamento...
O fato é que as equipes de uma instituição se tornam uma ilha no decorrer do tempo, cuidando apenas do seu mundinho...do seu setor, nem se interessam pelos outros setores da instituição, ou seja se vai ser complicado o processo do outra equipe. A frase eu fiz a minha parte, o problema é deles agora!!! Retrata uma cena típica nas instituições. O diagnóstico é um só: Ninguem ainda conhece ou pratica o Efeito Pára-quedas!!!
Na legião dos pára-quedistas existe uma regra óbvia: "Eu fiz a minha parte pensando em você!!!", portanto aqui, o resto daquela afirmação "agora o problema é seu ..." deixa de existir, pois de agora em diante o problema (se existir) é NOSSO!!!
Vejamos isso na prática: Quando alguém vai pular de pára-quedas, tem apenas uma mochila, cheia de pano dobrado dentro. Sem dúvida, ao saltar de uma altura gigantesca, o pára-quedista tem a certeza absoluta que o equipamento de pano vai funcionar ao puxar a cordinha da mochila. Não acredito que alguém em sã consciência pularia se tivesse dúvida. Afinal se o pano estiver dobrado errado com cordas embaraçadas, por exemplo, o pára-quedista vai direto pro chão!
E pelo que sei na Aeronautica nunca a mesma pessoa que dobra o seu pára-quedas. A regra é "Eu fiz a minha parte pensando justamente em você!!!" - Justamente porque EU dobro um pára-quedas de alguém e Eu vou usar um outro pára-quedas que alguem dobrou.
O problema esta nas equipes que lutam ao inves de vencerem, segundo Ghandi " Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória não é a luta, e sim o desejo de vencer!!!"
Devemos observar que esse é o sistema que tem que ser criado nos ambientes das instituições.Cada tarefa, cada relacionamento, serve para alimentar uma rede ou cadeia produtiva.
Pensem nisso...