sábado, 27 de junho de 2009

A gota que faz a diferença...

Considerar o potencial humano de cada um que o destino colocou nas proximidades representa uma virtude rara de um líder.

Pois é...
Numa tensa reunião em volta de uma mesa apinhada de colaboradores - relata o texto - o chefe, insatisfeito com os resultados estampados em gráfico e relatórios, troveja, "Ninguém é insubstituível".
No silêncio que permite a cada um se ver por um instante no olho da rua, levantam-se um braço fino e uma frase singela: "E Beethoven? Quem o substituiu Beethoven?".
Verdade. Quem substituiu o músico "surdo"?; quem tomou o lugar de Albert Einstein, aluno de notas baixas?; quem fez o que Garrincha fazia com pernas tortas? e John Lennon forjado nas cantinas de Liverpool, e Gandhi e outros mil franzinos e problemáticos que mudaram a história?
Se alguns merecem ser substituídos pela suas mancadas, outros deveriam sê-lo por não saberem aproveitar o talento individual de seu colaborador ou da equipe que lideram.
Saber estimular, prestar atenção aos detalhes, considerar o potencial humano de cada um que o destino colocou nas proxidades , representa uma virtude rara de um líder. Líder é quem sabe fazer dos soldados, leões e heróis. E como conclui o anônimo autor com uma pérola de fé, " o que eu faço é uma gota no oceano, mas sem ela o oceano seria menor".